CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA

TECNOLOGIA ASSOCIADA AO CONHECIMENTO

EXPERIÊNCIA E CONFIANÇA

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

Conheça mais sobre

Câncer de Testículo

O que é o câncer de testículo?

O câncer de testículo ocorre quando as células normais em um ou ambos os testículos se transformam em células anormais (malignas)  e crescem fora de controle. Os testículos são encontrados dentro de um saco cutâneo chamado “escroto”. Eles são responsáveis pela produção do esperma e dos hormônios masculinos.

O câncer de testículo ocorre mais frequentemente em meninos/homens com idades entre 15 e 35 anos. Existem diferentes tipos de câncer de testículo. Mas a maioria dos casos pode ser curada com tratamento.

 

Quais são os sintomas do câncer de testículo?

O primeiro sintoma é muitas vezes a identificação de um endurecimento e aumento de volume no escroto que, normalmente, não é doloroso. Outros sintomas podem incluir:

  • Dor, incômodo ou sensação de peso no pé da barriga ou ao redor do ânus ou escroto
  • Dor nos testículos ou no escroto.

Esses sintomas também podem ser causados ​​por condições que não são câncer. Mas, se você sentir um caroço ou aumento no tamanho do testículo, deve consultar seu médico o mais rápido possível.

Com isso é de fundamental importância os adolescentes e adultos jovens criarem o hábito, assim como as mulheres fazem na mama, de se auto examinarem. Com isso, ao menor sinal de alteração a doença pode ser identificada em fase precoce e com isso há maior chance de sucesso na cura.

Existe um teste para o câncer de testículo?

Sim. Se o seu médico suspeitar de que você tenha câncer de testículo, ele deve solicitar um ultrassom.  Este é um exame que cria imagens do interior dos testículos e pode mostrar crescimentos anormais.

Em homens com suspeita deste tipo de câncer, uma massa ou nódulo visto na ultrassonografia pode ser um sinal.

Se confirmado o nódulo do testículo ele devera ser removido cirurgicamente e todo o material deve ser enviado para avaliação patológica. Na grande maioria dos casos o tumor é removido junto com o testículo acometido. Em raras situações podemos preservar o testículo.

É importante destacar que, a técnica cirúrgica é de fundamental importância para evitar a disseminação de células malignas. Confira maiores detalhes em nossa sessão de publicações científicas na qual consta um capitulo de técnica cirúgica escrito por nossa equipe no livro de urologia da Sociedade Brasileira e Urologia (CRIAR LINK)

O que são os estágios do câncer?

Após a retirada e confirmado o tipo específico do tumor, é preciso avaliar o paciente como um todo para checar se a doença era apenas restrita ao testículo ou se já tem acometimento de gânglios ou outros órgãos (metástases). Exames de sangue com dosagens de marcadores tumorais como Beta-HCG, DHL e Alfa-fetoproteína também ajudam nessa avaliação que servirá de guia para seguimento e indicação tratamentos futuros.

Como o câncer de testículos é tratado?

A remoção do testículo é a primeira parte do tratamento. O prosseguimento depende de três aspectos:

  • O tipo de câncer encontrado.
  • Se existe ou não um risco de retorno.
  • Se o câncer se espalhou para fora do testículo.

Em geral, as opções de tratamento para o câncer de testículo podem incluir:

  • Quimioterapia – é o uso de medicamentos que matam as células cancerosas ou impedem que elas cresçam.
  • Radioterapia – uso de radiação para matar as células cancerígenas.
  • Cirurgia – o objetivo é remover os gânglios linfáticos próximos. Esta cirurgia pode ajudar a prevenir a propagação do câncer de testículo no corpo. Um médico também pode fazê-la para remover uma massa em outra parte do corpo se o câncer se espalhar.
  • Um cronograma de acompanhamento rigoroso (também chamado de vigilância ativa) – Para homens com câncer de testículo em estágio inicial, o tratamento, além da remoção do testículo, nem sempre é necessário. Para esses homens, os médicos às vezes recomendam simplesmente observar o corpo em busca de mudanças que possam indicar o retorno do câncer.

E se eu quiser ser pai um dia?

Se você quiser ser pai um dia, converse com seu médico. Tratamentos para câncer de testículo podem reduzir ou interromper a produção de espermatozoides. Alguns homens escolhem armazenar seu sêmen antes do tratamento para que possam usá-lo no futuro.

O que acontece após o tratamento?

Após o tratamento, você será avaliado de vez em quando para ver se o câncer retornou. O acompanhamento geralmente inclui exames de sangue e de imagem, como radiografias e tomografias computadorizadas.

O que acontece se o câncer voltar ou se espalhar?

Se o câncer voltar ou se espalhar, você poderá passar por mais quimioterapia, radioterapia ou cirurgia.

O que mais devo fazer?

É importante seguir todas as instruções de seus médicos sobre visitas e exames. Também é importante conversar com seu médico sobre quaisquer efeitos colaterais ou problemas que você tenha durante o tratamento.

Receber tratamento para o câncer de testículo envolve fazer muitas escolhas, como qual tratamento ter. Sempre deixe seus médicos saberem como você se sente.

Sempre que cogitar fazer um tratamento, pergunte:

  • Quais são os benefícios deste tratamento? É provável que ele me ajude a viver mais tempo? Ele reduzirá ou prevenirá sintomas?
  • Quais são as desvantagens deste tratamento?
  • Existem outras opções além deste tratamento?
  • O que acontece se eu não tiver esse tratamento?

Contato

Central de Agendamento

Entre em contato com a equipe de atendimento do Dr. Arie Carneiro.

IGAU Brasil – Bourbon Corporate Plaza

Av. Ibirapuera, 2907 – cj. 106/107

1º andar – Moema

São Paulo (SP) CEP: 04029-200

Tels: (011) 93282-9595

Centro de Medicina Ambulatorial Einstein

Pavilhão Vicky e Joseph Safra

Av. Albert Einstein, 627 – Bl. A1 – 1º andar – sala 112

Morumbi РṢo Paulo РSP РCEP: 05652-900

Tel.: (011) 2151-9222