CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA

TECNOLOGIA ASSOCIADA AO CONHECIMENTO

EXPERIÊNCIA E CONFIANÇA

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

Conheça mais sobre

Câncer de Bexiga

O que é câncer de bexiga?

O câncer de bexiga acontece quando as células normais do órgão se transformam em células anormais (malignas) e crescem fora de controle. O principal fator de risco ainda é o tabagismo.

Quais são os sintomas do câncer de bexiga?

O câncer de bexiga causa sintomas leves que podem ir e vir. Esses incluem:

  • Sangue na urina, o que torna a urina rosa ou vermelha;
  • Dor nas laterais das costas ou acima da região pubiana;
  • Dor ao urinar, necessidade de urinar frequentemente ou ocorrência de vazamentos de urina.

Esses sintomas também podem ser causados ​​por condições que não são câncer de bexiga. Mas se você tiver algum deles, é importante buscar avaliação médica.

Toda pessoa com mais de 45 anos  que apresentar sangue na urina deve ser avaliado.

Existe um teste para câncer de bexiga?

Sim. Os médicos podem usar diferentes tipos de testes para procurar câncer de bexiga. Eles incluem:

  • Exame de urina – podem identificar sangue na urina , bem como a presença de células atípicas (citologia) que podem sugerir a presença de câncer.
  • Ultrassom, ressonância ou tomografia – Esses exames criam imagens de todo o trato urinário, incluindo os rins, os ureteres e a bexiga. Eles podem mostrar tumores ou crescimentos anormais.
  • Cistoscopia – permite ao médico olhar diretamente para dentro da bexiga.

Para fazê-la, o médico insere uma micro câmera através da uretra e com isso consegue “olhar” toda a uretra e bexiga em busca de alterações compatíveis com câncer que podem ser biopsiadas.

Como são tomadas as decisões de tratamento do câncer de bexiga?

Uma vez confirmado o diagnóstico de câncer de bexiga, o tratamento depende do estágio e do grau do câncer.

Os estágios do câncer são a maneira pela qual os médicos descobrem o quanto um câncer se espalhou. A classificação se refere ao modo como a doença aparece sob o microscópio.

O tratamento certo também dependerá de quantos anos o paciente tem e se ele possui algum outro problema de saúde.

Como o câncer de bexiga é tratado?

Pessoas com câncer de bexiga costumam passar por um ou mais dos seguintes tratamentos:

Cirurgia – O câncer de bexiga é geralmente tratado com cirurgia. Na maioria dos casos a cirurgia é de pequeno porte e consiste na ressecção transuretral. Casos mais avançados pode ser necessário a remoção completa da bexiga. Com este tipo de cirurgia, o cirurgião também tem que criar um novo caminho para a urina deixar o corpo, já que a bexiga foi removida.

Imunoterapia – Medicamentos injetados na bexiga após as ressecções que tem por objetivo evitar a recorrência e a progressão da doença.

  • Para pessoas com câncer de bexiga muito precoce, que não se espalhou para o músculo da bexiga (chamado de “câncer de bexiga superficial”), o medicamento é administrado diretamente na bexiga.

Quimioterapia –  Para aqueles com câncer que invade o músculo da bexiga, a quimioterapia deve ser administrada antes da cirurgia.  Quimioterapia é o termo médico usado para se referir a medicamentos que matam as células cancerígenas ou impedem que elas cresçam. Isso pode diminuir o câncer e facilitar a remoção.

  • Para pessoas com câncer de bexiga invasivo, que não passaram pela quimioterapia antes da cirurgia, a quimioterapia pode ser administrada após a recuperação da cirurgia.

Radioterapia – a radiação mata as células cancerígenas e pode ser uma opção para algumas pessoas em vez de cirurgia. Muitas vezes ela é aplicada em conjunto com a quimioterapia.

O que acontece após o tratamento?

Após o tratamento, você será verificado de vez em quando para ver se o câncer pode voltar. Os testes de acompanhamento podem incluir exames de urina, cistoscopia e raios-X. Informe ao seu médico se tiver algum dos sintomas listados acima. Eles podem indicar que o câncer voltou.

O que acontece se o câncer voltar ou se espalhar?

Se o câncer voltar ou se espalhar, você pode ter de passar por mais cirurgias ou receber quimioterapia e/ou radiação.

O que mais devo fazer?

É importante seguir todas as instruções do seu médico sobre visitas e exames. Também é necessário conversar com ele sobre quaisquer efeitos colaterais ou problemas que tenha durante o tratamento.

Receber tratamento para o câncer de bexiga envolve fazer muitas escolhas, como o tipo de cirurgia a se submeter. Sempre deixe seus médicos saberem como você se sente sobre um tratamento. Pergunte:

  • Quais são os benefícios deste tratamento? É provável que ele me ajude a viver mais tempo? Reduzirá ou prevenirá sintomas?
  • Quais são as desvantagens deste tratamento?
  • Existem outras opções além deste tratamento?
  • O que acontecerá se eu não tiver esse tratamento?

Contato

Central de Agendamento

Entre em contato com a equipe de atendimento do Dr. Arie Carneiro.

IGAU Brasil – Bourbon Corporate Plaza

Av. Ibirapuera, 2907 – cj. 106/107

1º andar – Moema

São Paulo (SP) CEP: 04029-200

Tels: (011) 93282-9595

Centro de Medicina Ambulatorial Einstein

Pavilhão Vicky e Joseph Safra

Av. Albert Einstein, 627 – Bl. A1 – 1º andar – sala 112

Morumbi – São Paulo – SP – CEP: 05652-900

Tel.: (011) 2151-9222