O que é o câncer de próstata localizado de baixo risco?

O câncer de próstata localizado de baixo risco é um câncer de próstata que cresce de maneira lenta e restrita à glândula prostática. Em geral, este tipo de câncer se desenvolve lentamente e leva à morte do paciente.

Muitos homens com câncer de próstata localizado de baixo risco morrem devido a outros problemas de saúde, como doenças cardíacas, e não devido ao câncer de próstata.

Entretanto, alguns casos de câncer de próstata localizado de baixo risco podem se tornar graves e, se não forem tratados, levarão o paciente à morte. Infelizmente, os médicos não podem determinar com exatidão quais são os casos nunca causarão problemas e quais são as situações mais graves.

 

Quais são as opções de tratamento para o câncer de próstata localizado de baixo risco?

No geral, a maioria dos homens pode optar entre os seguintes tratamentos para o câncer de próstata localizado de baixo risco:

 

  • Vigilância ativa

Os homens que optam por este procedimento não recebem tratamento imediato para o câncer. Em contrapartida, seu médico realiza exames e testes periodicamente para determinar se o tumor está crescendo.

Quando ele cresce, é iniciado o tratamento de fato. Muitos dos homens que escolhem este tratamento (embora nem todos) acabam recebendo tratamento para o câncer em algum momento.

 

  • Prostatectomia

É a cirurgia que retira a glândula prostática.

 

  • Radioterapia

A radiação mata as células cancerígenas. As pessoas podem receber radioterapia de duas formas:

Na radioterapia externa, a radiação é fornecida por uma máquina que está fora do corpo. Por isso, ela deve ser feita todos os dias, durante 4 a 8 semanas.

Na Braquiterapia, a radiação é liberada através de uma fonte posta dentro da glândula prostática. É um tratamento realizado de uma única vez.

Alguns homens, especialmente aqueles que possuem um estado de saúde grave, podem escolher não realizar nenhum dos tratamentos descritos anteriormente.

Neste caso, eles podem optar por uma “espera em observação”, que não é exatamente o mesmo que a vigilância ativa, já que o paciente não passa por uma avaliação constante. Aqui apenas é fornecido o tratamento de sintomas que eventualmente apareçam.

 

Como posso fazer para escolher dentre distintos tratamentos?

Primeiro, tenha certeza de que entende todas as características das opções que lhe foram oferecidas. Faça ao seu médico todas as perguntas que tenha. Para que consiga chegar a uma decisão, reflita sobre o seguinte:

 

  1. No que implica o tratamento;
  2. Quais são os benefícios do tratamento

Com vigilância ativa, os homens podem evitar os efeitos colaterais da cirurgia ou a radiação em maior tempo possível.

  1. Com a cirurgia, radioterapia externa e braquiterapia, o câncer é tratado imediatamente, impedindo que ele cresça ou se espalhe.
  2. Desvantagens e efeitos colaterais do tratamento

Os homens que escolhem a vigilância ativa precisam ser examinados por um médico durante muito tempo, possivelmente para o resto de sua vida. Isso pode incluir a realização de muitas biópsias.

Outra desvantagem deste tratamento é viver com a preocupação de ter um câncer. Além disso, em alguns casos, o câncer começa a crescer rapidamente e dificultar o seu controle.

  1. A cirurgia, a radioterapia externa e a braquiterapia podem causar problemas sexuais, entre eles a disfunção erétil. Com a cirurgia, este problema costuma aparecer imediatamente.
  2. Com a radioterapia externa e a braquiterapia, o problema pode surgir posteriormente.
  3. A cirurgia pode causar incontinência, que consiste na perda involuntária de urina. Além disso, podem ocorrer efeitos secundários como dor, infecção e sangramento como em qualquer tipo de cirurgia.
  4. A radioterapia externa e a braquiterapia têm efeitos a curto e longo prazo

Em curto prazo, podem causar evacuações frequentes e outros problemas intestinais. Também podem ocorrer problemas para urinar, incluindo a necessidade de fazer xixi com mais frequência e de sentir dor ao ir ao banheiro.

Em longo prazo, às vezes estes tratamentos fazem com que os homens tenham perda involuntária de urina, mas é algo menos frequente.

  1. Como o tratamento afetaria sua vida sexual

A vigilância ativa geralmente não traz consequências para a vida sexual do homem. Já no caso da cirurgia, da radioterapia externa e da braquiterapia, elas podem causar problemas para ter ou manter uma ereção.

Se o paciente possui problemas deste tipo, há recursos (remédios ou dispositivos) que podem ajudá-lo. O tratamento também pode depender da idade e do estado geral da saúde do homem. Por exemplo, com frequência os mais jovens em bom estado de saúde escolhem a cirurgia.

Por outro lado, os mais velhos, especialmente os que sofrem com outras enfermidades, optam pela vigilância ativa.

Além disso, os homens com determinadas doenças não podem realizar alguns tipos de procedimentos. Por exemplo, se alguém sofre com diarreias frequentes, geralmente não podem se submeter à radioterapia externa ou braquiterapia.

 

Quais são as chances de o câncer retornar depois do tratamento?

Depois do tratamento com cirurgia ou radioterapia, a probabilidade de que ele volte é muita baixa.

Como posso colaborar com o meu médico para tomar uma decisão?

Para fazer a sua escolha, converse com seu médico sobre como está se sentindo a respeito dos diferentes tratamentos e se tem alguma preocupação específica.

Prontamente, escute o que ele diz sobre sua experiência com homens que viveram situações semelhantes à sua. Juntos vocês podem decidir qual tratamento é mais adequado para você.

 

Contato

Central de Agendamento

Entre em contato com a equipe de atendimento do Dr. Arie Carneiro.

IGAU Brasil – Bourbon Corporate Plaza

Av. Ibirapuera, 2907 – cj. 106/107

1º andar – Moema

São Paulo (SP) CEP: 04029-200

Whatsapp.: (011) 97062-2979



Centro de Medicina Ambulatorial Einstein

Pavilhão Vicky e Joseph Safra

Av. Albert Einstein, 627 – Bl. A1 – 1º andar – sala 112

Morumbi – São Paulo – SP – CEP: 05652-900

Tel.: (011) 2151-4835
Cel.: (011) 92066-3435




× Como posso te ajudar?